Sonho frustrado

Família vive frustração ao ter cruzeiro cancelado dois dias antes

Casal e filha de Niterói investiram quase R$ 20 mil na viagem

Cruzeiro teria partida nesta sexta-feira (17)
Cruzeiro teria partida nesta sexta-feira (17) |  Foto: Divulgação
 

Uma família que mora no Ingá, na Zona Sul de Niterói, com malas prontas para embarcar no Cruzeiro Costa Fortuna, durante o período de Carnaval, vive a angústia de ter a viagem cancelada — dois dias antes do passeio de longa duração.

O investimento de R$ 19,9 mil na tour com rotas pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Uruguai e Argentina foi por água abaixo, na noite desta quarta-feira (15).

Leia+: Passageiros de cruzeiro relatam problema elétrico em embarcação

Foi nas vésperas da viagem que o administrador Adriano Silveiro Hoffmann, de 46 anos, junto com a esposa, souberam pela própria empresa que o cruzeiro não iria mais acontecer.

Adriano Silveiro Hoffmann, de 46 anos, junto com a família tentam ressarcimento do valor da viagem
Adriano Silveiro Hoffmann, de 46 anos, junto com a família tentam ressarcimento do valor da viagem |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Toda a programação de férias do casal para aproveitar os dias de folia foi frustrada, após meses de esforços para pagar o cruzeiro.

Hoffmann lamenta não conseguir realizar o sonho da filha do casal, de apenas 5 anos. O roteiro começaria nesta sexta-feira (17), terminando só no próximo sábado (25).

"A Costa Cruzeiros conseguiu destruir um sonho de um ano pagando e a frustração por não poder viajar. Programamos férias e criamos uma expectativa na nossa filha de 5 anos em viajar de navio. Gostaria de providências, mas não temos retorno", denuncia.

Procurada pelo ENFOCO, a Costa Cruzeiro emitiu a mesma nota enviada na quarta-feira (15). "O navio Costa Fortuna está agora em Montevidéu, onde chegou com atraso na cidade na noite de 14 de fevereiro, às 19h, horário local. O atraso foi determinado por um problema técnico no sistema elétrico detectado pela equipe de bordo. Tal problema, ainda que não afetasse a segurança do navio e dos serviços de bordo, impôs uma velocidade menor do que o planejado e, portanto, atrasou a chegada à já planejada escala de Montevidéu.

Até o momento, infelizmente, a equipe técnica não conseguiu concluir a intervenção que foi avaliada como mais grave do que inicialmente previsto. Portanto, como seria impossível concluir adequadamente a intervenção dentro de um prazo para permitir o reinício, com grande pesar fomos forçados a cancelar o próximo cruzeiro planejado, com saída do Rio de Janeiro em 17 de fevereiro. Aos hóspedes afetados pelo infeliz evento foi oferecido um crédito de cruzeiro futuro ou o reembolso total do valor pago à Costa Cruzeiros.

A empresa poderá fornecer informações adicionais sobre a retomada do navio assim que a intervenção técnica for concluída. Os hóspedes reservados nos outros cruzeiros planejados do Costa Fortuna serão atualizados de acordo com as informações do reparo".

Aos hóspedes, a empresa alegou que um problema técnico com o sistema elétrico impedirá o navio de chegar ao Rio nesta sexta-feira (17), conforme a programação original.

"Devido a este inconveniente, a Costa Cruzeiros é forçada a cancelar seu próximo cruzeiro planejado", diz trecho de comunicado enviado aos clientes, via SMS.

Na segunda (13), passageiros do Cruzeiro Costa Fortuna relataram à reportagem que houve problemas durante passeio em alto-mar.

Segundo eles, o navio chegou a ficar à deriva por volta das 3h da madrugada até as 9h quando passava pelo Rio Grande do Sul.

Ainda de acordo com os passageiros, foi informado pelo comandante que o navio tinha um problema elétrico citado e, com isso, a velocidade da embarcação foi afetada.

Além disso, o navio passou a funcionar com os motores reservas. De acordo com funcionários do bar, o navio já apresentava alguns “barulhos estranhos” nas últimas três semanas.

O Costa Fortuna seguiu para Montevidéu, no Uruguai, onde ficaria atracado para receber o conserto de um engenheiro da Itália, que esperava a embarcação no local.

Imagem ilustrativa da imagem Família vive frustração ao ter cruzeiro cancelado dois dias antes
|  Foto: Reprodução
 

Segundo Adriano, após ser surpreendido pela notícia do cancelamento, ele não consegue contato com a responsável pela viagem.

"Nesta quarta-feira, dia 15, às 04:34h recebi um e-mail confirmando a viagem e às 18:59h recebi um SMS informando do cancelamento do Cruzeiro. Isso é um absurdo. Hoje, dia 16, não tenho nenhuma informação", lamentou o administrador.

O planejamento da viagem começou em junho de 2022. A compra do pacote foi feita a partir do mês seguinte.

"Já enviei e-mail para o SAC e não tive resposta. Liguei para o telefone disponível no site e os atendentes não têm resposta para dar. Só informam que foi realmente cancelado. Queremos o reembolso porque não tem como remarcar, pois trabalhamos e nos planejamos para o período do Carnaval. Minha esposa tirou férias para aproveitar", acrescenta.

< Sala de cinema alaga durante reexibição de ‘Titanic’ Cano recebe quadro após golaço em clássico: 'Marcado na história' <